Andaimes para construção: locação e cuidados na instalação

Saiba como fazer uma boa locação de andaimes e conheça a importância e os cuidados na hora da instalação na sua obra

 

Andaimes são imprescindíveis para que os trabalhadores consigam operar várias tarefas que não podem ser feitas em segurança a partir do solo e principalmente aquelas que exigem atenção aos detalhes e perfeição no acabamento, como a pintura, por exemplo. Além disso, os andaimes também são úteis como apoio aos materiais de construção, como tinta, massas e etc.

O trabalho em superfícies verticais requer dispositivos especiais que deem mobilidade ao trabalhador, sem comprometer a segurança, e propiciem bons índices de produtividade no serviço. Um dos dispositivos que podem auxiliar nesse tipo de trabalho são os andaimes.

Encontrado nas versões fachadeiro, tubular, multidirecional e industrial, os andaimes conseguem suportar, com segurança, os esforços a que serão submetidos.

Escolha do modelo de andaime ideal para locação de acordo com as necessidades da obra ou reforma que está fazendo.

Tipos de andaimes mais utilizados em obras: qual escolher?

 

Andaime tubular

Andaimes tubulares

É o modelo mais comum em reformas e obras na construção civil e industrial. Consegue oferecer com rendimento e segurança por ser modulado permitindo criar geometrias específicas de acordo com o local a ser utilizado. Os painéis são montados formando torres com dispositivos para fixação proporcionando mais facilidade e rapidez de montagem com encaixes firmes, o que dispensa o uso de ferramentas específicas e permite versatilidade de uso. É um dos tipos com melhor relação custo-benefício.

Andaimes industriais

É um modelo mais utilizado nas rotinas de manutenção industrial e na construção civil pesada. Feito em aço carbono,  proporciona mais estabilidade na movimentação de trabalhadores e materiais. É recomendado para obras pesadas mas que precisam de agilidade na montagem de seus equipamentos.

 

 

Andaime multidirecional

Andaimes multidirecionais

É formado por peças de encaixes que formam um sistema de ajuste permitindo a criação de formatos geométricos variados, dando mais agilidade na montagem em lugares de difícil acesso. É bastante utilizado em áreas industriais e muitas vezes também é utilizado como escoramento de estruturas em superfícies planas.

 

 

 

Andaime fachadeiro

Andaimes fachadeiros

Muito comum para realização de pintura, acabamentos e reparos de fachadas, é constituído de torres montáveis que também possibilitam formações geométricas variadas que cobrem pequenas e grandes fachadas,

Cuidados na locação de andaimes

Quem vai reformar ou construir vai precisar dos materiais de apoio, incluindo o andaime, mas, o cliente pode contar com a locação desse tipo de material. Você loca os andaimes que vai precisar, pelo tempo necessário, assim como outros equipamentos da construção civil, que sejam necessários para a sua obra. A unidade tradicional de locação é o metro quadrado de fachada por dia, embora em configurações mais complexas existam contratos por preços fechados.

Quando você for pesquisar pela locação desses equipamentos, converse com a empresa de locação e tire todas as suas dúvidas, inclusive sobre as normas que regem, desde a construção até a montagem de andaimes, garantindo o compromisso da empresa com a preocupação em oferecer segurança aos seus clientes.

É importante que fique bem claro o que o fornecedor está oferecendo. É preciso se atentar para aspectos desde quem realizará o transporte até a montagem do material.  Lembrando também que os operários que trabalharem em andaimes devem estar devidamente equipados com equipamentos de segurança ­ para trabalhos acima de dois metros de altura.

Cuidados na instalação e utilização dos andaimes

Alguns cuidados devem ser tomados na hora da montagem e utilização do equipamento. O projeto e a instalação do andaime devem ser acompanhados por profissional habilitado, seguindo as orientações da NR-18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e da NBR 6.494 – Segurança nos Andaimes, que trazem informações sobre o uso, dimensionamento e montagem do equipamento

Fixação do equipamento: É obrigatório apoiar e fixar, com auxílio de parafusos, as estruturas sobre sapatas de madeira e não diretamente no chão. No caso de andaimes móveis, o conjunto de rodízios deve ser capaz de suportar pelo menos uma vez e meia o peso médio da estrutura com sobrecargas.

Dimensionamento de carga: Os projetos de andaimes devem indicar as cargas máximas de trabalho. É importante estar atento para a distribuição de modo uniforme dessa carga sob a plataforma, sem obstruir a circulação de pessoas.

Deslocamento de andaime: É proibido o deslocamento de andaime quando houver trabalhadores sobre o mesmo. Todos devem estar seguros para a movimentação do equipamento, uma vez que a permanência de trabalhadores em cima do andaime pode provocar acidentes.

Utilização de equipamentos sobre a plataforma: É proibido utilizar escadas ou outros elementos que permitam acessar pontos mais altos da obra em cima do andaime. Se necessário, é indicado aumentar a altura do andaime ou estudar a viabilidade de utilização de outro equipamento de trabalho em altura.

Superfície de apoio: O piso do andaime deve ter forração completa e antiderrapante, ser nivelado e fixado de modo seguro e resistente. No caso de utilização de piso de madeira, deve ser utilizado material de boa qualidade, que não apresente nós e rachaduras. Além disso, a madeira não pode ser pintada, para não ocultar imperfeições.

A improvisação e a falta de cuidado na utilização do equipamento é a principal causa de acidentes. Por isso, consulte profissionais habilitados na hora de alugar e montar o seu andaime.