Levantamento topográfico: como ter um projeto mais assertivo?

por Bruna Koch

Evite prejuízos e atrasos no início da execução de projetos realizando um bom serviço de levantamento topográfico

 

Levantamento topográfico

Surpresas negativas durante a execução de um projeto são comuns, porém precisam ser evitadas, elas causam prejuízos e atrasos. O início da execução de projetos exige um levantamento topográfico da área. Esse primeiro passo é essencial para obter informações exatas e detalhadas dos elementos presentes no terreno como, árvores, edificações, muros, cercas, postes, entre outros que podem influenciar nas etapas da construção. Com ele também podemos obter as dimensões e limites do terreno e os acidentes geográficos presentes, aspectos que têm grande influência desde a elaboração do projeto.

Sendo assim, o investimento feito ao solicitar o serviço de levantamento topográfico é recompensado. Os principais ganhos são:

• Escolha mais inteligente de um terreno, não levando em consideração somente sua localização na cidade;
• Informação sobre os movimentos de terra estimados, que tem uma relevância considerável no orçamento da obra;
• Projeto com menor chance de alterações;
• Obra mais semelhante possível com o projeto, evitando surpresas ou mudanças feitas na obra sem planejamento.

Todas essas informações são utilizadas para definir a viabilidade de execução e financeira do projeto, assim a topografia acompanha as etapas do processo construtivo até a finalização.

É durante a fase de execução que a topografia vem para evitar erros. O acompanhamento da obra segue a planta topográfica que é fornecida, os pontos importantes do terreno referentes a cada etapa estão disponibilizados nela, como por exemplo o local exato das fundações. A partir dela também é feito o monitoramento da obra, podendo conferir a locação das estruturas no decorrer do processo construtivo. Os pontos anteriormente citados agregam o custo benefício deste serviço que corresponde de 5% a 6% dos investimentos da fase de projeto.

Agora que valorizamos o serviço de topografia precisamos saber exatamente o que será comprado e entregue no final. Para isso é fundamental o detalhamento máximo de ambas as partes envolvidas, deixe claro sua real necessidade e qual a finalidade do trabalho. Antes de fechar o serviço é interessante que seja especificado de forma simples todas as etapas do processo, exija isso do prestador de serviço para evitar mal-entendidos.

Desta forma você faz com que algumas competências sejam garantidas, e sabe quais elementos serão oferecidos. O projeto deve conter o material técnico completo, plantas topográficas, registro das medições feitas e os croquis, descrição da metodologia adotada e especificações dos equipamentos utilizados que devem ser de alta precisão e possuir o certificado de aferição válido, obedecendo as normas técnicas.

Não tenha receio de procurar referência com antigos clientes, a própria empresa de topografia pode fornecer o contato, acaba sendo mais uma forma de comprovarem a credibilidade do seu serviço. Busque informações quanto o acompanhamento feito após a venda, visando sua satisfação durante a execução e depois da entrega do serviço, podem surgir dúvidas, necessidade de suporte ou manutenção e você precisa se certificar que irá receber a mesma atenção.

Com tudo alinhado para que as duas partes fiquem satisfeitas ao final do serviço temos um negócio fechado. O investimento feito na assertividade será recompensado de forma direta durante a execução do seu empreendimento evitando imprevistos.

Bruna Koch

Graduanda em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui experiência em acompanhamento e execução de obras. Na Conaz atuou no Suporte e Sucesso do Cliente, ajudando construtores e fornecedores a fazerem os melhores negócios com soluções digitais.